segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

PERCEPÇÃO E MEMÓRIA


Percepção, memória, emoções, linguagem, inteligência são as diferentes formas do conhecimento humano e animal que formam a cognição, ou seja, o termo “cognição” refere-se a todos os processos mediante os quais o input sensorial é transformado, reduzido, elaborado, armazenado, recuperado e utilizado. Estas actividades são necessárias para interpretarmos várias coisas no dia-a-dia.
O que é então, a percepção?
Percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, selecção e organização das informações obtidas pelos sentidos. Por outras palavras, percepção é, precisamente, um processo cognitivo através do qual contactamos o mundo, que se caracteriza pelo facto de exigir a presença do objecto, da realidade a conhecer. Nesses sentido, distingue-se de outros processos cognitivos, como, por exemplo, a memória. Mas, no entanto, a percepção envolve também os processos mentais, incluindo a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.
E o que é a memória?
A memória é a capacidade de adquirir (aquisição), armazenar e evocar (recuperar) informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).
A memória focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas ideias, ajudando a tomar decisões diárias.
A nossa memória retém conhecimentos, informações, ideias, acontecimentos, encontros. Se perdêssemos a memória, deixaríamos de ser quem somos, porque o que fomos, o que somos e o que seremos depende, em grande parte, da memória. Mas o que aconteceu a Leonard Shelby não foi uma perda de memória. Ele sofre de uma amnésia anterógrada, o que impede a manutenção de novas recordações: as pessoas que encontra é como se as visse sempre pela primeira vez. No entanto, para tentar reter as informações recorre a vários esquemas de registo, como fotografias, mapas, tatuagens, etc..

Texto da aluna Inês Sofia Monteiro (nº 17 - Turma 12º 2 - para a disciplina de Psicologia B) inspirado no filme «Memento» do realizador Christopher Nolan, 2001.

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente trabalho...amei.

Anónimo disse...

Show! Muito bom.