sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A MEMÓRIA E O ESQUECIMENTO


A nossa memória é a base da nossa vida; sem ela não sabemos quem fomos, quem somos nem quem seremos… Através da visualização do filme «Memento» apercebemo-nos do quão as nossas memórias são indispensáveis no nosso quotidiano; eu diria mesmo para a nossa sobrevivência! Pois esta além de ser o património que nos torna únicos é também o suporte para viver cada momento de forma especial.
Mas o mais incrível é que o esquecimento é condição essencial para a retenção de novas informações, mas esquecer tudo seria apagar o nosso passado, a nossa história de vida na qual nos baseamos para viver o presente.
“Memento” é sem dúvida um filme um pouco confuso. Fala-nos da história de um homem em perda, das suas recordações, da sua identidade e coloca-nos a nós, espectadores, nessa experiência de "desertificação" de referências. Estamos condenados, como o protagonista, a rebobinar obsessivamente o filme da nossa memória. Sabemos o que aconteceu e não o que vai acontecer. Começa na última parte e vai retrocedendo até à primeira, o que é um desafio à atenção do espectador e, graças à excelente montagem, o resultado é empolgante e eficaz, além de ser muitíssimo original! E depois há a reviravolta final, completamente imprevisível, deixou-me de boca aberta e ainda mais confusa.
Este filme torna-se, nesse sentido, um dos trabalhos mais estimulantes sobre a capacidade e o significado da memória de um ser humano e da rotina desse pensamento.
Com a visualização deste filme, dei-me conta do quão importante é a nossa memória, o quão importante é lembrar-me do que fiz ontem ou o que disse à vinte minutos atrás. Este filme transportou-me para outra realidade, uma realidade marcada pela confusão e igualmente por um sentimento intenso de frustração. Apercebi-me que a memória assume um papel de grande importância no meu dia-a-dia que até agora não me tinha dado conta. Não podemos viver de uma forma organizada se não tivermos o suporte essencial, a nossa memória.

Texto da aluna Elaine Lopes (nº 9 - Turma 12º 1 - para a disciplina de Psicologia B) inspirado no filme «Memento» do realizador Christopher Nolan, 2001.

1 comentário:

Mari disse...

Me interesso muito por esse assunto. E após ler o post, fiquei com vontade de ver esse filme!